POR QUE ESTUDAR BIOLOGIA?

            A espécie humana possui o sugestivo nome Homo sapiens, ou seja, “homem que sabe”, sabemos algumas coisas a respeito de nós mesmos, do mundo em que vivemos dos seres com os quais dividimos este planeta  e do universo no qual nosso planeta viaja. Em alguns aspectos somos diferentes dos demais seres vivos. Um destes aspectos é a curiosidade, por sermos curiosos é que nos lançamos na busca pelo conhecimento. Trata-se de uma inarredável vontade de aprender, de conquistar conhecimentos sobre nossa vida e nosso mundo, se possível aplicando-os na melhoria de qualidade de vida. 

            A Biologia é uma matéria básica na formação de qualquer indivíduo, independente da profissão que ele exerce. Os conhecimentos biológicos  esclarecem-nos sobre a vida, o que é importante para nos como indivíduos; dão-nos noções de higiene e saúde, como evitar doenças, esclarece-nos  sobre hereditariedade; como relacionamos com os demais seres vivos e com o planeta; qualificam-nos a acompanhar noticiários de jornais, revistas ou televisão.

 

            Estudar Biologia qualifica-nos a fazer escolhas mais conscientes  sobre o nosso estilo de vida. Estamos a todo o momento tomando decisões sobre o que  comer, o  que e quanto beber, quando e como fazer sexo , quais produtos consumir, como descartar adequadamente nosso lixo... Assim a Biologia auxilia-nos a tomar decisões mais conscientes sobre nossa própria vida.

 

            Estudar Biologia contribui ainda para a nossa formação como cidadãos, pois nos esclarece sobre assuntos relacionados com a vida de todos os seres vivos do nosso planeta. Informa-nos para que possamos opinar com mais responsabilidade a respeito de temas polêmicos, como a manipulação de nosso próprio material genético e de outros seres vivos, o desenvolvimento industrial e o meio ambiente, a superpopulação humana e suas conseqüências, a poluição, os problemas do lixo, a utilização da energia nuclear, e muitos outros. Cidadãos bem informados podem decidir melhor além de exigir seus direitos!

 

            Estudar Biologia, enfim, tem tudo a ver com sua vida. Afinal, você é um ser vivo.

 

Fonte:

http://mirianfabiane.blogspot.com.br/2013/02/por-que-estudar-biologia.html